(FRAGMENTO DO TEXTO ROTEIRO DE AULAS :"FUNDAMENTOS DA DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA" PROF.OSMIR NUNES)
A função comunicativa é o processo original onde se instaura a divulgação científica. É a gênese da divulgação científica. É onde acontece a divulgação científica. Portanto é a grande metáfora da apresentação do fato científico e tecnológico na sua teatralidade possível. Dentro desse espírito é a performance do fato científico para um público que é pego de surpresa para um assunto que pode ser de seu interesse ou não. É o estímulo, a sedução, de um ato/ linguagem como diz Glória Kreinz, envolvendo os indivíduos por todos os seus sentidos para um assunto específico que é a informação da produção de novos conhecimentos.
Originalmente todo tipo de conhecimento é descoberto, detectado, esquematizado enfim trabalhado por cientistas em especializadíssima publicação dirigida apenas aos seus pares, isto é, a outros especialistas daquele ínfimo universo daquela modalidade de conhecimento. Como tornar determinado assunto árido, destinado a poucos e privilegiados entendidos, em algo interessante com um processamento de informações correntes, em narrativas de fácil compreensão, em linguagem que satisfaça curiosiodades de públicos de diversos níveis de informação, idade, sexo e escolaridade?
De posse do senso do processo de comunicação é importante aliar o processo da informação, por esse caminho podemos observar a importância da função informativa da divulgação científica. O divulgador científico, portanto, não é um ventrílogo de cientista, muito menos um tradutor de linguagens complexas das ciências, mas acima de tudo um comunicador que vai procurar entender determinado fato ou fenômeno e transmitir aquele tipo de conhecimento para o seu público.
No dia a dia vamos encontrar a manifestação da divulgação científica na forma impressa nas publicações, que são apresentadas na forma tradicional, no suporte papel, em jornais, revistas, livros e na sua forma eletrônica, em sites, blogs, comunidades virtuais, etc.
A função comunicativa/informativa da divulgação científica também é apresentada em mídias complexas tais como Rádio, TV, Cinema, Internet, documentários, etc. Chamamos de complexas pelo fato de ser uma forma de comunicação que interagem texto, e outras técnicas para poder suportar a comunicação.
cxcxcxcz]
ResponderExcluirque bagulho mais paia
ResponderExcluir