Na próxima segunda-feira, dia 22 de março é o Dia Mundial da Água e não há pretexto melhor para falar desse bem de consumo precioso. Esse dia foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1992 com o objetivo de conscientização e reflexão tanto por parte dos líderes de governo quanto da população. Foi divulgada a "Declaração Universal dos Direitos da Água", um documento que coloca a água como patrimônio do planeta Terra e estabelece dez artigos que visam proteger e garantir o uso correto desse bem. Quem pensa que não deve se preocupar já que a Terra é formada por dois terços de água, se engana. Estima-se que somente 2,5% da água é potável, ou seja, boa para o consumo; alguns cientistas falam em apenas 0,8% de água consumível em todo o planeta.
As reservas de água potável acumuladas durante milhões de anos estão sendo consumidas rapidamente e o principal fator é o desperdício. Outro problema é a poluição, que torna a água inutilizável. Represas, rios e lagos são fontes de água boa e estão sendo contaminados pela ação do homem. É fundamental que haja programas de educação por parte dos governos quanto ao uso consciente da água e respeito as regiões de mananciais, políticas adequadas para empresas, além da ação individual em economizar o recurso no seu dia-a-dia, não jogar lixo em rios e lagos e, sempre que possível, reutilizar a água.
Por isso quando você vir alguns atos que parecem inofensivos como alguém lavando a calçada ou escovando os dentes com a torneira aberta, fale, explique. Essa é uma causa de todos!
Adele, quando vc ver nao vir no ultimo paragrafo. O que vc achou de minha postagem?
ResponderExcluir