sexta-feira, 2 de abril de 2010

LHC Começa a Funcionar Quando o Mundo Comemora a Semana Santa




Glória Kreinz

Com notícias tiradas do Blog Laboratório do jornal Folha de S. Paulo, escritas por Cláudio Ângelo, ficamos sabendo que o LHC começou a funcionar dia 30 de março e o temido buraco negro não aconteceu, como se esperava...

Significativo que seja na semana santa, e na páscoa judaica, quando muitos param para meditar sobre a criação de si mesmo e do mundo... O templo da ciência do século 21 também deu seu recado nesta época... Mas o esperado Big-Bang ainda não aconteceu e o que temos são os prótons em movimento, mas o Bóson de Higgs ou partícula de Deus está adiado mais uma vez... Afinal, ainda ficamos como acontecimento marcante com a clonagem de Dolly...Quando mesmo começou o século 21, só a história dirá...

Prigogine, prêmio Nobel de Química e um dos pensadores atuais que questionam o conceito de uma ciência portadora de certezas definitivas, discute os metarrelatos da ciência, quebrando o conceito de um discurso científico acabado, primeiro e único na sua evidência absoluta.

Afirma:

“Assistimos à emergência de uma ciência que não está mais limitada a situações simplificadoras, idealizadas, mas que nos coloca diante da complexidade do mundo real, de uma ciência que permite à criatividade humana viver como expressão singular de um laço fundamental de todos os níveis da natureza.” (Prigogine, 1996) Então, deixamos aos nossos leitores a poesia e a reflexão...Também o relato da Folha de S. Paulo de 30 de março de 2010:

Aconteceu, senhoras e senhores. O LHC, a máquina "do Big Bang", ou "do fim do mundo", o maior experimento de física da história, começou a funcionar hoje e aparentemente ainda não quebrou. Suas primeiras colisões de prótons de verdade, com 3.5 teraelétron-volts, foram realizadas nesta manhã, para alegria do pessoal do Cern. Contrariando expectativas, o LHC não produziu um buraco negro que engoliria o mundo.

Aguardem a qualquer momento notícias de Rafael Garcia, nosso blogueiro em Genebra.

Escrito por Claudio Angelo às 11h11

Publicado no Blog Laboratório da Folha de São Paulo:

http://laboratorio.folha.blog.uol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário