sexta-feira, 9 de abril de 2010

Dia Da Memória

O Ilustríssimo Sr. Artur H., Cônsul da Armênia no Brasil está planejando um discurso de abertura na USP neste mês, onde irá falar sobre o Primeiro Genocídio do Século XX e suas implicações para evitarmos futuros genocídios entre paises vizinhos. Estima-se que existem mais de 100.000,00 armênios no Brasil.

No dia 24 de Abril se comemora o dia da memória, onde são lembrados fatos marcantes da história, um deles sendo o genocídio, de nações como Darfur, Sudão, na áfrica, e Israel, na antiga Alemanha Nazista, está tambem o caso da Armênia, recentemente independente apos a queda da Cortina de Ferro, ainda causa polêmica , pois a Turquia mandou chamar “para consultas” a sua embaixadora em Estocolmo, Zergun Koruturk, e cancelou um encontro bilateral marcado para a próxima semana. Protesta, deste modo, o Parlamento da Suécia ter reconhecido o “genocídio de mais de um milhão” de armênios pelas autoridades otomanas, durante deportações da Anatólia Oriental para o deserto sírio, em 1915.
Há uma semana, o governo turco já havia retirado, temporariamente, o seu embaixador de Washington depois de a Comissão de Relações Externas da Câmara dos Representantes ter votado uma resolução (não vinculativa e que poderá ser passada no Senado) reconhecendo o genocídio armênio. O diplomata Namik Tan ainda não regressou aos Estados Unidos, aguardando “uma clarificação” do Presidente Barack Obama no tradicional discurso de 24 de Abril (“Dia da Memória”).

Tal como Obama, que ficou insatisfeito com a votação no Congresso, prejudicial à aliança estratégica entre os dois parceiros da NATO, também o ministro suéco dos Negócios Estrangeiros, Carl Bildt, dos maiores defensores da adesão da Turquia à União Europeia, exprimiu desagrado por deputados da sua coligação de centro-esquerda terem alinhado com a oposição votando a favor de uma controversa proposta – aprovada com a diferença de um só voto.

“Penso que é um erro politizar a História”, escreveu Bildt num blogue do governo. “A decisão não vai ajudar o debate na Turquia, que se tem mostrado cada vez mais aberta e tolerante à medida que estabelece relações mais próximas com a UE e empreende reformas democráticas necessárias”.

Artur H. comenta que alguns dos turcos que vivem hoje, na realidade, ajudaram os armênios a fugir.

Os armênios, sobretudo a sua poderosa diáspora, insistem em que os otomanos planejaram “deliberadamente” uma campanha de extermínio de que resultaram “pelo menos 1,5 milhões de mortos” , e os que conseguiram fugir se espalharam por todo o mundo, fazendo da Armenia um dos países que possui a maior quantidade de cidadãos fora de seu país de origem. A versão oficial turca tem sido a de que “500 mil armênios cristãos e igual número de turcos” morreram em combates quando, numa luta pela independência, em território maioritariamente habitado por muçulmanos, os cristãos se aliaram a forças invasoras russas.

“Os que pensam que factos históricos e os pontos de vista da Turquia sobre o seu passado mudam com decisões baseadas em interesses políticos de parlamentos estrangeiros estão muito iludidos”, declarou o chefe do Governo de Ancara, Recep Tayyip Erdogan, num comunicado.

A sociedade civil e científica tem o dever de se manifestar contra todos os tipos de genocídio, seja ele político ou deliberadamente uma ausência de atuação governamental. Por exemplo, em 2005 nos EUA, com a aproximação do furacao Katrina, categoria 5, o governo sabia que os Levees (diques)de New Orleans eram adequados para suportar um furacão de no máximo categoria 3, e quando eles viram que o Katrina seria categoria 4 ou 5, o governo não agiu de uma maneira adequada, obrigando as pessoas a evacuar o local, e proporcionando alimentaçāo e policiamento adequado no campo de futebol, Superdrome, que abrigaria as pessoas humildes que nāo possuiam veiculos para evacuar a area ou pessoas doentes ou com problemas físicos.. Após o furacāo, quando constataram que os levees quebraram e a cidade comecou a inundar, o governo tambem agiu de uma maneira desorganizada e lenta para tirar as pessoas do Superdrome e levar as pessoas de New Orleans para lugares seguros. Um fato parecido ocorreu recentemente no Rio de Janeiro, no qual o governo local omitiu informação sobre as mudanças climáticas, que fez com que as chuvas ficassem mais intensas e mais perigosas; o governo local e a guarda civil,não alertaram as pessoas que moravam em áreas de risco em tempo para procurarem um lugar seguro para ficar durante as chuvas, e o governo tambem não proporcionou um abrigo adequado para as pessoas humildes que não tinham condições de mudar para um lugar seguro durante as chuvas.


5 comentários:

  1. You are posting partly wrong information!
    There are no 100.000,00 in Brazil, for example!

    ResponderExcluir
  2. This is a rough estimate, estima-se means approximatelly, If you have exact data, please share it with me, I just think it is a very high number of Armenians and an important number to be cited. I appreciate your comments and wil modify the text to be even closer to reality than it is,
    PS: PLease post in Portuguese!

    ResponderExcluir
  3. E os nordestinos, eles entram pras comemoração do dia 24, ou o que acha??

    ResponderExcluir
  4. Sim, todos os fracos e oprimidos, pela guerra de Canudos e outras!

    ResponderExcluir
  5. Aqui estao os links de videos sobre o que fazer em uma emergencia:
    Estes videos pertencem a universidade HARVARD mas sao de utilidade publica:
    Distance Education Classroom- Emergency MANAGEMENT- MANAGING CRISIS...
    http://cm.dce.harvard.edu/2010/02/23210/dceweb-videopage.shtml

    ResponderExcluir