domingo, 4 de abril de 2010

Engenharia Reversa e o Clima

Engenharia Reversa é o processo de descoberta dos princípios de um aparelho, objeto ou sistema através da análise de sua estrutura, função ou operação. Em outras palavras, eu te dou os dados, as medidas, e você me diz o que causou determinado comportamento.

Resumidamente, é isso que qualquer pesquisa sobre mudanças climáticas faz. A Terra é um sistema complexo, em todas as definições possíveis da palavra complexo. O que o planeta nos fornece são medidas: temperatura, componentes da atmosfera, ciclos, registros fósseis, etc. E nos convida a decifrá-la, ou ela nos devora.

Engenharia Reversa é também o princípio que uso na área de genética em que trabalho. Genética é uma coisa difícil de se fazer, simplesmente porque:
- os dados são poucos;
- os dados são imprecisos;
- as moléculas orgânicas que uma célula utiliza em seu funcionamento são diversas, complicadas e dificílimas de se medir;
- os computadores não aguentam processar algumas análises;

Isso te lembra alguma coisa? Pois é, guardadas as devidas proporções, eu e os pesquisadores de mudanças climáticas temos os mesmos problemas. Como dar alguma informação baseando-se apenas em poucos e imprecisos dados? Como propor algum modelo de explicação do surgimento do câncer se eu não confio nas minhas medidas?

Por essas razões, tenho uma dica para os colegas de pesquisa climática. A mesma justificativa que eu mando para a FAPESP em cada relatório meu: metodologia científica + estatística. Acho muito interessante quando a Prigogine fala de uma ciência probabilística, estatística, pois é de uma variação disso que as pesquisas de Engenharia Reversa se utilizam.

Dificilmente a Engenharia Reversa vai te retornar um modelo 100% seguro e preciso enquanto você não fornecer os dados na qualidade e na quantidade corretas. Mas o que ela pode, e consegue, é fornecer FORTES INDICAÇÕES de algumas coisas, APESAR de erros de medidas e INDEPENDENTE do modelo utilizado.

Como exemplo, pense em alguma coisa que dá câncer. O amianto - aquele da telha de construção - dá câncer? Dá. Entenda que ninguém sabe como funciona o câncer, ninguém sabe o que exatamente o causa, muito menos o diagrama da complexa rede de interação de componentes químicos que causa o câncer. Mas análises estatísticas da concentração anormal desse elemento no meio celular indicam câncer, independente da explicação para o câncer que você utilizar.

Em resumo, é metodologicamente possível, sim, fazer previsões sobre o clima. Há algumas indicações fortes demais para serem ignoradas, principalmente as relacionadas às grandes intervenções da espécie humana no planeta. Atacar os métodos utilizados em pesquisas climáticas é negar toda uma metodologia científica sólida que vem funcionando muito bem, obrigado, em diversas outras áreas da Ciência.

Questione métodos e técnicas com resultados e análises científicas, não com política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário