domingo, 11 de abril de 2010

Garrafa pet é transformada em espuma pra colchão

E o empresário Aires de Freitas também investiu no segmento de reciclagem.
Ele descobriu uma fórmula que transforma a garrafa pet em espuma. O negócio começou com 30 mil reais e hoje tem uma empresa que vale milhões.
Pelas informações que eu tenho, pelo que eu tenho observado, realmente é um produto inovador, uma grande descoberta”, conta o empresário.
Formado em tecnologia, o empresário substituiu parte dos derivados de petróleo na produção da espuma por matéria-prima ecológica – o pet reciclado. É que normalmente, as espumas são feitas de derivados de petróleo e emitem o conhecido gee – gás de efeito estufa. Para muita gente, o desafio era impossível.
“Quando mostrei a minha ideia na faculdade, para os amigos, todo mundo dizia que não funcionava e alguns químicos e as empresas também me fecharam as portas, dizendo que era impossível, que não funcionava”, diz Aires.
Foram dezenas de testes para se chegar ao produto final. Mas o tecnólogo não desistiu. Resultado: misturou o pet com aditivos químicos, derivados de petróleo, que ele considera segredo. E num condensador, tudo se transforma numa pasta. O material seco é transformado em pó: ganha propriedades físicas especiais. O processo altera as moléculas do pet.

A mistura ganhou poder de reação química. E vai aumentando de tamanho, dezenas de vezes, em segundos. É o pet em pleno processo de expansão – se transformando em espuma.

O empresário patenteou a fórmula. Com ela, é possível controlar a densidade do produto e fazer vários tipos de espumas. Elas são vendidas para indústrias de colchões, de refrigeradores e de móveis.
A descoberta animou o mercado. O pet substitui até 42% dos derivados de petróleo que fazem a espuma. E custa menos da metade do preço. Isso sem falar que o reciclado não polui. É uma produção limpa.

“O que ocorre é que nós temos um processo limpo, onde só usamos energia elétrica”, comenta o empresário.
Depois de provar que é possível fazer espuma com pet, surgiram interessados no mundo todo. O empresário fez parceria com um investidor e modernizou a fábrica. Hoje, só em equipamentos, empresa está avaliada em R$ 3 milhões.
O empresário vende 580 toneladas do pet em pó por mês, para todo o Brasil. E, também, já tem pedidos dos EUA e Europa. Mas, por enquanto, não consegue atender toda a demanda. O desafio agora é se preparar para um grande mercado.
“Esse mercado é estimado em torno de umas cinco mil toneladas/mês do pó, do produto micronizado. O produto, quanto produzimos estamos vendendo. Muito animado e muito esperançoso... só que a coisa melhore”, conta Aires.

Fonte: http://tv.pegn.globo.com/Jornalismo/PEGN/0,,MUL1563698-17958,00-EMPRESA+DESCOBRE+FORMULA+QUE+TRANSFORMA+GARRAFA+PET+EM+ESPUMA+PARA+COLCHAO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário